P&A Marketing
VOLTAR

Lançamento nacional do Currículo de Sustentabilidade do Café

19/03/2015

 

Espírito Santo sediou o lançamento do Currículo de Sustentabilidade do Café - CSC, que apresenta diretrizes para a produção de cafés sustentáveis em todo o país.

O Programa Café Sustentável é uma iniciativa mundial com o objetivo de aumentar o uso de práticas sustentáveis na produção e melhorar o nível de vida dos cafeicultores.

Cada vez mais se houve falar da sustentabilidade e das exigências que o produtor deve cumprir. Muitos produtores entendem estas como exigências para beneficiar o meio ambiente, o consumidor, ou seja, um benefício “aos outros”. Contudo o grande beneficiário de se adotar as boas práticas de produção que levam à sustentabilidade é o próprio produtor rural e a sua propriedade.

O Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC) é um documento de elaboração coletiva construído com participação dos Serviços de Extensão Rural dos principais estados produtores de café do Brasil (EMATER-MG, INCAPER-ES, CATI-SP, EMATER-PR, EMATER-RO), entidades de classe, institutos, associações e organismos de certificação.

O CSC é a seleção dos temas centrais e fundamentais para a atuação em sustentabilidade, tanto do produtor como do técnico/extensionista. Dessa forma o CSC é uma referência comum para a aplicação da sustentabilidade nas propriedades de café. Ao unificar a linguagem ele fortalece as ações e acelera o processo de entrada na sustentabilidade, principalmente para pequenos e médios produtores de café.

O produtor que atingir um bom cumprimento do conteúdo do CSC será mais sustentável.  Aquele que produz de maneira efetivamente sustentável obtém maior lucro, no curto, médio e longo prazo, já que tem uma gestão eficiente, economiza insumos, melhora a produtividade e qualidade do café e controle os custos de produção. Além disso, o seu solo e a água são preservados e os impactos produtivos diminuídos. Outros benefícios são o melhor cumprimento da legislação, maior segurança para trabalhar e uma melhor organização da propriedade.

O produtor sustentável trabalha hoje olhando no futuro e enxerga que quem ganha mais é ele mesmo. 

Clique aqui para acessar o CSC na íntegra


Seu navegador não suporta o vídeo.



Seu navegador não suporta o vídeo.



Seu navegador não suporta o vídeo.